Google Adsense – como proteger a sua conta
Google Adsense – Este post é como proteger a sua conta no Google Adsense de ser cancelada por utilização imprópria do código do anúncios e violação das regras.
A funcionalidade que vou descrever já a tinha visto, mas nunca liguei, à uns meses fui obrigado usá-la.
Andei a receber comentários em vários dos meus sites, em que os comentários continham links para outros sites, principalmente sites de encontros, de adultos, mas a maioria é de venda de medicamentos.
Fartei-me de eliminar esses comentários, mas apareciam sempre mais e todos os dias. Coloquei então um captcha obrigatório para o envio de comentários, nada de mais, é coisa que já deveria ter feito, os comentários diminuiram quase de imediato. Deste modo bloquei os bots de colocação de comentários, mas os envios manuais continuavam. Foi então que recebi comentários que faziam várias ameaças, algumas bem tolas, sem falar no mau português e inglês, que hackeavam o site, pelo que consegui perceber de algumas, mas o que mais me preocupou e que levei a sério de imediato, foi a ameaça que colocavam anúncios adsense em sites com conteúdo para adultos com o meu código se eu não aceitasse os comentários.
Como sabem a colocação de anúncios Google Adsense em sites para adultos é uma violação clara das regras e dá cancelamento da conta.
Ainda investiguei os ips, eram de origem russa e chinesa, mas qualquer um pode usar um ou mais proxys para mascarar o seu ip de origem, por isso vi logo que não valia a pena.
Nunca achei que os meus sites tivessem assim tanta importância, que se dessem ao trabalho de ameaçar, ainda que em mau português e inglês, bem, mau é dizer pouco, parecia aquelas traduções de produtos chineses vendidos em Portugal.
A solução imediata foi definir, dizendo ao Google Adsense, quais são os meus sites, activando a opção do Adsense de “Sites autorizados”. Deu algum trabalho, mas consegui colocar lá todos os endereços de sites que podem mostrar anúncios com o meu código.
Segundo o Google, os anúncios são mostrados na mesma mas não recebemos por esses cliques nem somos responsabilizados pelos sites de onde vêm essas visualizações e cliques.
Caso haja algum site que não conste da lista e que esteja a mostrar anúncios Adsense com o nosso código, o seu endereço irá aparecer no fundo da página, avisando-nos.
Até hoje, nunca apareceu nenhum endereço de sites com conteúdo proibido pelo Google que tenha mostrado anúncios com o meu código, mas nestas coisas, como diz o ditado “mais vale prevenir que remediar”.
E tu, corrias o risco ou fazias o mesmo que eu?